Seminário – “homoafetividade, direitos e conquistas”, com recorte em visibilidade Lésbica, dia 25 de agosto de 2011, a partir das 14 horas até as 18 horas, Hotel ZOGHBI, Auditório Mezanino, 1º andar. RUA FERREIRA CANTÃO, 100 – atrás do BASA.
Este Seminário está sendo promovido pela Associação de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Pará (ALESPA), conjuntamente com a AGALT AMAZON, e em parceria com a Defensoria Publica do estado do Pará. E faz parte das celebrações do mês da Visibilidade Lésbica aqui no Pará. O Combate à Homofobia é um marco na história do Brasil, e do Pará. O enfrentamento da homofobia é sem dúvida um grande desafio: enfrentar os casos de discriminação e violência contra Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais em todo o país com políticas consistentes e permanentes. No Pará o combate à homofobia é a maior bandeira do Movimento LGBT. O reconhecimento de direitos é um passo importante, mas a criminalização da homofobia está longe de acontecer. O Estado do Pará tem feito a sua parte através da Defensoria Publica, do Parlamento Estadual e do Executivo com ações afirmativas neste sentido.
Este Seminário é também a oportunidade para dar visibilidade ao problema e cobrar ações efetivas do Estado para diminuir esta prática recorrente. Diminuir os índices de homofobia, tipificar a prática como crime, aprovar no Congresso a parceria civil entre pessoas do mesmo sexo e incluir informações sobre a livre orientação sexual no ensino das escolas. Estas são as principais bandeiras que o Movimento LGBT defende há muito tempo. Uma delas aconteceu no último dia 5 de maio deste ano, quando o Supremo Tribunal Federal reconheceu a “união estável entre casais do mesmo sexo”, a chamada UNIÃO HOMOAFETIVA, garantindo aos parceiros direitos concedidos a casais heterossexuais, como herança, pensão alimentícia e inclusão nos planos de saúde. “Estas decisões ajudam muito no combate a homofobia, porque as mesmas refletem o reconhecimento do Estado, diante de uma situação que já existe no dia a dia, e que não eram reconhecidas por Lei e por nenhuma ação do Estado brasileiro”. Então, estas conquistas recentes, reforçam muito a auto-estima e a cidadania dos homossexuais de todo gênero.
PROGRAMAÇÃO
DIA 25 DE AGOSTO DE 2011.
Chico Vaz - CERIMONIAL
- Horário: 14:00 horas – Mesa de abertura do evento - Hino Nacional – Sara d’Montsart
Dra. Rossana Parente – Defensora Publica - Coord. Do Núcleo de Políticas Cívis – DP/CPRCH.
Direção do Movimento - LGBT – .
Dra. Cristina Carvalho - OAB
Sr. Samuel Sardinha – CLOS/SEJUDH
Conselho Estadual da Mulher – Prof. Elizete Veiga
Coord. de Promoção dos Direitos da Mulher – SEJUDH – Sra. Trindade Tavares
- Horário: 15:00 horas – MESA REDONDA
Hino do Pará - Eloi Iglesias – Cantor (Hino do Pará)
Dra. Romina Ariane Azevedo – Defensora Publica – Palestrante do Seminário (“homoafetividade, direitos e conquistas”).
Dr. SILVIO GROTTO – Defensor Publico - Mocajuba
Heloisa Freitas – ALESSA
Rose Durans – ALESPA/Movi. LGBT
Comissão da Diversidade/OAB – Dr. Diogo Monteiro
- Horário: 16:00 horas – Celebração de dois casamentos homoafetivos (Contratos)
Encerramento as 18 horas.
ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO
Rose Durans
AGALT Amazon
Coordenação da ALESPA
Tel. 8805-7694 & 3292-0139 * 9143-3694
Nenhum comentário:
Postar um comentário