terça-feira, 24 de janeiro de 2012

I Seminário Estadual de Travestis e Transexuais de Sergipe



Jéssica Taylor, presidente da Associação UNIDAS.

As Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Casa Civil, junto com a Câmara de Vereadores de Aracaju se uniram a Associação de travestis UNIDAS na luta pela cidadania e a Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (Adhones) para realização do I Seminário Estadual de Travestis e Transexuais de Sergipe, que acontecerá no próximo dia 27, às 16 horas na sede do Poder Legislativo da capital. 
 
O evento, que também é alusivo ao Dia Nacional da Visibilidade das Travestis e Transexuais, comemorado no dia 29 de janeiro, tem como principal objetivo orientar aos adolescentes travestis e transexuais sobre os riscos das transformações do corpo quando o mesmo ainda está em desenvolvimento e sobre a portaria do Ministério da Educação (MEC) que garante aos travestis e transexuais o direito do uso do nome social.
 
O seminário terá a participação dos seguintes palestrantes: Liza Minelle, da  Associação de Travestis do Paraná e ex-presidente da Articulação Nacional das Travestis e Transexuais; Márcio Caetano, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com várias pesquisas sobre gênero e a doutora em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia, Márcia Tavares, que também possui estudos na área de gênero.
 
De acordo com a presidenta da UNIDAS, Jéssica Taylor, os adolescentes precisam conhecer a realidade e os riscos nas transformações do corpo pelas as quais pretendem passar. Quanto ao nome social Jéssica destacou que os estudantes precisam conhecer os direitos que os assistem. “Muitos estudantes ainda não sabem que podem solicitar o uso do nome social nas escolas e não sabem que podem trocar o nome na identidade”, afirmou.

No mesmo dia, como parte da programação, será realizado o lançamento do livro “Educando para diversidade. Uma questão de direito”, que aborda o combate a homofobia contra os adolescentes LGBT nas escolas da rede pública de Aracaju, informou Marcelo Lima, presidente da Associação de Defesa Homossexual de SergipeAdhones.

Ascom/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário