terça-feira, 21 de agosto de 2012

Brasília recebe manifestação pela visibilidade lésbica

Lésbicas do Distrito Federal organizam ato pela visibilidade e Lei Maria da Penha


Campanha que informar sobre violência
Campanha que informar sobre violência
Capital e centro das decisões administrativas e políticas de todo o Brasil, a cidade de Brasília vai comemorar com manifestação militante o Dia da Visibilidade Lésbica, 29 de agosto. Será realizada no próximo domingo, 26 de agosto, a 8ª Ação Lésbica do Distrito Federal, que comemora os seis anos da Lei Maria da Penha e pretende divulgar que a lei também protege as lésbicas e mulheres bissexuais.

O objetivo é divulgar informações sobre a lei e ampliar a sua abrangência para todas as mulheres, inclusive para as lésbicas e mulheres bissexuais.  A concentração para a manifestação será no estacionamento entre quadras 502/503 Sul. A saída da caminhada está prevista para as 16h30.

O ato vai ainda lançar a cartilha “Lei Maria da Penha (LMP) em Casos de Lesbofobia”, financiada pelo fundo Direitos Humanos Brasil e executada pela ONG Coturno de Vênus – Associação Lésbica Feminista de Brasília, que entrevistou cerca de duas mil pessoas do Distrito Federal e Entorno.

O levantamento constatou que cerca de 59% das pessoas entrevistadas não sabem que Lei Maria da Penha também foi criada para prevenir e punir violências contra lésbicas e mulheres bissexuais, mesmo em casos de violência intrafamiliar (dentro da família) e doméstica. A lei também prevê punição à violência que ocorre entre casais de lésbicas, sejam atuais ou já rompidos, que morem ou não na mesma casa.

A 8ª Ação Lésbica DF é organizada pela Associação Lésbica Feminista – Coturno de Vênus; Liga Brasileira de Lésbicas (LBL /DF); Associação Brasileira de Lésbicas (ABL/DF) e Lésbicas Autônomas DF. Tem parceria com Marcha das Vadias DF; Marcha das Mulheres DF; Cia. Revolucionária Triângulo Rosa; Subversiva UnB; Roda de Mulheres da Católica; Grupo Elos DF; Fórum de Mulheres do DF e Rede Feminista de Saúde – Regional DF.

Confira a programação da 8ª Ação Lésbica DF:
10h – abertura Oficial e inicio da Feira de Moda, Comida, Música, Cultura e Arte;
14h às 16h – Roda de Conversa sobre a Lei Maria da Penha em casos de Lesbofobia e Violência contra LGBT (participação da SPM, SDH, Secretaria da Mulher do DF, Deputada Érika Kokay e Coturno de Vênus). Na ocasião, haverá o lançamento da cartilha Lei Maria da Penha (LMP) em Casos de Lesbofobia, e distribuição de exemplares da Lei Maria da Penha;

16h30 – Inicio da caminhada pelo fim da Violência contra Lésbicas;

20h – Previsão de chegada ao Complexo Cultural da República;

22h – Encerramento com shows e discotecagem de artistas lésbicas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário