quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Novo curta usa caso real para falar de transfobia na Bahia

Novo curta resgata triste história de agressão a travestis em Salvador. Veja as fotos
 
O triste episódio de agressão a duas travestis, Luana e Joice, em Salvador em 1998, que terminou com uma delas morta afogada no mar, é o mote de um novo curta-metragem que promete resgatar o caso e chamar a atenção para um fato: em 14 anos, pouca coisa mudou e a população trans continua sendo alvo de ataques violentos, cruéis – que não são investigados com o afinco esperado.
Com direção de Ceci Alves e protagonizado pelo ator e jornalista Rodolfo Lima, o curta “Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas” foi gravado em junho deste ano na capital baiana e conta misturando três tempos a história da dupla de travestis. Elas foram raptadas e agredidas por dois policiais, em um caso que gerou muita polêmica na época por envolver a polícia e nem tanto assim a militância.
Para homenagear a amiga morta afogada no mar (por não saber nadar), a travesti que sobreviveu ao ataque dos policias decide fazer um show de despedida. Loira e com um bafônico vestido de paetê vermelho que parou o trânsito de Salvador durante as gravações, ela sobe ao palco para interpretar “Mudanças”, de Vanusa.
Quase sem diálogos e com imagens que dizem tudo, e que são familiares a quem conhece bem o alcance da homofobia, transfobia e lesbofobia, o filme usa Rodolfo como o porta-voz de uma população ainda muito marginalizada, mas que nem por isso deixa de erguer sua cabeça e tocar a vida em frente, em cima de um belo salto alto e com atitude de quem já venceu na vida por ter coragem de ser quem é.
O curta tem previsão de estreia ainda para este ano. Enquanto isso, dá para conferir o making of em vídeo e no nosso álbum: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário